A Copinha 2019, ou 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi realizada entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2019, em diversas cidades do estado de São Paulo. A competição é destinada a jogadores entre 16 e 20 anos de idade e é considerada a mais importante de futebol de base do Brasil.

Nesta edição, 128 times participaram da competição, divididos em 32 grupos de quatro equipes cada. A primeira fase teve 96 jogos, que definiram os 64 times classificados para a segunda fase.

Nessa segunda fase, os times foram divididos em 32 confrontos, que foram decididos em jogo único. Os vencedores avançaram para a terceira fase, que contou com 16 jogos eliminatórios.

A partir daí, a competição se tornou ainda mais intensa, com jogos cada vez mais difíceis e desafiadores. Nas quartas de final, o Grêmio eliminou o São Paulo, o Corinthians derrotou o Guarani, o Vasco da Gama eliminou o Volta Redonda e o Botafogo venceu o São Caetano.

Na semifinal, realizada no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Corinthians venceu o Grêmio por 2 a 1 e o Botafogo eliminou o Vasco da Gama nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Na grande final, realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o Corinthians venceu o Botafogo por 1 a 0, com gol de Fabricio Oya, aos 45 minutos do segundo tempo, conquistando a sua décima primeira Copinha.

Além do título, o Corinthians teve o artilheiro da competição, Rafael Bilu, com sete gols marcados. O goleiro Thiago, do Botafogo, foi eleito o melhor goleiro da Copinha 2019.

A Copinha é considerada uma das competições mais importantes do futebol brasileiro, pois revela jovens talentos e ajuda no desenvolvimento do esporte no país. Vários jogadores que hoje são estrelas do futebol mundial passaram pela Copinha, como Neymar, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus, dentre outros.

Assim, a Copinha 2019 foi mais uma edição emocionante desta competição que é fundamental para a renovação e o futuro do futebol brasileiro. Esperamos ansiosamente pela próxima edição, sempre com a expectativa de novas descobertas e grandes momentos de emoção e futebol!